Como nossa história nos torna diferentes

Criada a partir de muito estudo e dedicação, nós não poderíamos começar a falar de Verite sem antes contarmos um pouco da história por trás do nosso nascimento. Os fundadores desse grande projeto, Rodrigo e Pedro, engenheiro mecatrônico e engenheiro químico respectivamente, ainda em 2016 começaram com uma ideia um pouco diferente do que hoje é a Verite que conhecemos.

Silestone® blanco stellar

Um dia, acompanhando um programa de TV, deram de cara com um produto denominado “Silestone”, uma pedra de grande porte, geralmente no tamanho 2x3 metros, super resistente e que é comumente utilizada em bancadas de cozinha e banheiro, com cristais aparentes e composta por quartzo e resinas petroquímicas. Então foi aqui que a ideia do que viria a ser a Verite começou a surgir, frente a esse material tão bonito visualmente os nossos fundadores tiveram uma ideia, por que não produzir uma pedra semelhante a “Silestone”, mas de maneira ecológica?

chapa ecológica silestone concreto
Primeira chapa fabricada pelos fundadores

E em nossa versão ecológica seriam utilizados nas chapas de concreto, no lugar dos cristais aparentes, vidro triturado advindos de um posto de reciclagem da região. E com toda a ideia já estabelecida veio então o nosso primeiro desafio: como fabricar peças de grande porte, que fossem resistentes o suficiente para que não se quebrem no transporte e ao mesmo tempo seja um concreto fluido para que não soltasse os pedaços de vidros?

A partir de então, foram realizados incontáveis pesquisar e diversos testes, uma sequência de massas precisaram ser jogadas fora e inúmeras placas de concreto, que deram errado, foram direto para a caçamba de lixo, até que em 2017 finalmente conseguimos dar início a fabricação de placas que deram certo e que apresentaram uma resistência surpreendente.

Entretanto, ao chegar na etapa final da linha de produção deste material, que consistia em polir as chapas para que ficassem com acabamento de cristais aparentes (no nosso caso, o vidro), deram de cara com um novo desafio: a máquina que possuíam não estava dando conta de fazer o polimento em um concreto tão duro. Criou-se então um gargalo na linha fabril. Aqui todas as etapas da linha de produção finalmente foram um sucesso, produzindo um material de excelente qualidade, mas que não chegava a terminar o processo por conta do polimento. Na época já existiam, fora do Brasil, máquinas capazes de realizarem esse processo mas todas eram inacessíveis no momento, por conta dos seus valores de custo e deslocamento. Nisso os fundadores precisaram encontrar o quanto antes uma solução para aproveitar sua linha de concretagem em algo que tivesse retorno para os dois empreendedores, mas onde eles aplicariam esse concreto de tamanha qualidade? Foi assim que surgiu a ideia de investir esta alta tecnologia de concreto em um mercado muito promissor, na época os revestimentos cimentícios chamados de “3D”, revestimentos com grandes volumetrias. Então finalmente, em 2018, produzindo a primeira leva deste material, dando início ao que de fato vem sendo a Verite que conhecemos,

Revestimento 3d verite quartzcrete
Primeira leva de revestimentos

Nestes produtos, Rodrigo e Pedro logo de cara já perceberam um enorme diferencial, viram que aquele material possuía um acabamento brilhoso muito diferente do que é comum de se ver neste segmento, onde os cimentícios possuem um acabamento fosco/opaco, semelhante ao aspecto do gesso. Frente a esse sucesso inesperado, ainda em 2018, Rodrigo, nosso CEO, juntou em mãos algumas amostras desse produto, em uma embalagem improvisada e decidiu apresentá-la aos gestores do Grupo Revest Acabamentos, de Maringá, que surpreendentemente passaram a ele um feedback muito positivo, de que tínhamos um excelente produto, dando ainda mais força a esse projeto. Desse modo, a Verite nasceu de fato em 2018, quando conseguimos realizar as primeiras vendas e abertura do CNPJ finalmente aconteceu. Porém, sempre evidenciamos que existem anos de pesquisa por trás que nos permitiram ser quem somos hoje. Este grande diferencial técnico em que conseguimos produzir um material de acabamento e qualidade superiores nos permitiu uma grande expansão exponencial, aliado ao fato de trazermos novas soluções para este segmento de revestimento, pois como surgimos em um nicho que já possuía empresas consolidadas há mais de 15 anos, precisamos inovar em muitos aspectos comerciais e industriais.

Gostamos sempre de citar que são poucos anos atuando como a Verite que conhecemos, mas foram anos de passos muito largos, devido ao nosso potencial de expansão mesmo com esse pouco tempo de atuação, já estamos presentes em 07 estados com 60 lojas especializadas.