Iniciativas que mudam o mundo (e a Verite)

O processo industrial a muitos anos vem sendo o maior causador de desgastes atmosféricos no mundo, por isso a Verite acredita que precisamos ser, na mesma intensidade, um dos segmentos mais atentos ao desenvolvimento da sustentabilidade. Apesar de serem essenciais, indústria e meio ambiente estão em constante disputa e os meios de produção causam grandes impactos nos recursos naturais, que acabam repercutindo na fauna e flora.

Devido a isso acreditamos ser de suma importância que o desenvolvimento sustentável seja um tópico a ser discutido no dia a dia das empresas, e que para além disso, é necessário que seja um costume e uma tradição.

Em contexto, o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem nenhum tipo de desgaste bruto, garantindo a capacidade de atender também às necessidades das futuras gerações, e é pensando nisso que a Verite pesquisa e investe incessantemente em novas formas de incluir em nosso processo industrial ainda mais mecanismos de sustentabilidade. Essa, em nossa visão, seria a melhor forma de gerir uma empresa, mantendo-a não só economicamente funcionando, mas também ambientalmente correta e socialmente inclusiva.

Entretanto, muitos se enganam quando creem que a sustentabilidade mora apenas em grandes atos ou nos mais complexos, e que para desenvolvê-la seriam necessárias grandes fortunas em investimento ou até mesmo o empenho de esforços sobre-humanos, quando na realidade, esse processo é mais simples do que se imagina.

Um exemplo de como isso ocorre em empresas de grande porte e de uma forma simples, está na campanha de reciclagem da Coca-Cola que propõe a utilização de embalagens retornáveis, que quando apresentadas na compra de uma nova, a pessoa poderia adquiri-la por um valor especial. Esse ato pode passar despercebido para muitos, mas é um excelente exemplo do desenvolvimento sustentável, onde a empresa gera conscientização para a população, poupando o meio ambiente sem perder nada com isso - aliás, ganhando muito!

Por isso, nós da Verite, aplicamos em nosso dia a dia pequenas atitudes que contribuem, passo a passo, para que a nossa empresa possa crescer cada dia mais em direção a sustentabilidade. Um grande exemplo disso é o termos abdicado em 100% a produção de catálogos físicos, utilizamos somente catálogos virtuais, contribuindo com a diminuição da emissão de papel.

Para além deste pequeno, mas significativo ato, estamos nos dedicando para sermos cada dia mais uma empresa autossuficiente e algumas das nossas maiores conquistas no âmbito da sustentabilidade vem sendo a reutilização da água aplicada nos processos fabris, tornando-a potável novamente e evitando que a mesma retorne a natureza com substratos poluentes. E, recentemente, realizamos a implantação da energia fotovoltaica em nossa sede, nos garantindo fontes renováveis e limpas de energia e água.

Os nossos planos para um desenvolvimento cada dia mais sustentável não param por aí, não podemos deixar de citar, com orgulho, outras de nossas conquistas nesse sentido, como: a criação de um concreto capaz de consumir menor volume de água, por exemplo. Mas não somente, alguns de nossos futuros projetos envolvem: a implantação de um sistema de captação de água da chuva e o reaproveitamento de peças trituradas em um novo processo de produção.

Pois sabe-se que as possibilidades para a sustentabilidade são infindáveis e, assim como a grande maioria dos nossos conhecimentos, estamos tornando ela cada dia mais um dos nossos diferenciais.


 

"É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro."

- definição criada pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas